terça-feira, 31 de julho de 2012

ESCÂNDALO NA SECRETARIA DE SAÚDE DE LAGUNA

"Boa Tarde Lagunenses e Lagunistas



Depois de analisar e concluir que o pior cego é aquele que não quer enxergar decidi publicar mais uma PRESEPADA da Administração Municipal, mais precisamente, DA SECRETARIA DE SAÚDE. Com a “desculpa”, se é que isso alguém vai acreditar, que o “programa” só rodava com a utilização de um número de CPF (ME ENGANA QUE EU GOSTO), a SECRETARIA MUNICIPAL DE LAGUNA, lançava ordens de pagamento com o número de CPF de um cidadão que havia prestado serviço para a PML lá no ano 2000 e ficou por lá apenas 06 (seis) meses, porém só teve conhecimento que a SECRETARIA DE SAÚDE estaria usando o seu CPF para fazer os CHAMADOS EMPENHOS DE PAGAMENTO, em 2009. Assim que tomou conhecimento dos fatos, procurou a PML que, literalmente, “cagou e andou” para o problema do cidadão que já estava tendo problemas com a RECEITA FEDERAL, pelos valores milionários que estaria sendo movimentado em seu CPF. Não tendo saída, o cidadão, procurou a Policia Civil e a Polícia Federal para relatar os fatos. Segue comunicações: ... "
 
Continue lendo em: Critica Laguna

domingo, 29 de julho de 2012

Luto Oficial.



Hoje Laguna esta fazendo 336 anos, mas por que vou dar meus parabéns?
Vivemos em luto isso sim, são 336 anos de luto, não temos absolutamente nada para podemos comemorar. Vamos comemorar uma das piores administração que passou por nossa prefeitura? Vamos comemorar um dos piores índices de educação? Vamos comemorar a pior semana cultural da região, sem nem se quer ter ao menos um show a nível regional, quem dirá nacional. Pois a única banda a "nível nacional" que a atual administração soube trazer foi Suor e Ritmo. Então caro leitores, hoje não temos nada para se orgulhar, e sim temos que nos envergonhar, pois estamos morando em uma cidade que esta muito atrasada diante das outras na região amurel. Afinal, o do por que desse atraso? O que realmente esta faltando para Laguna DESENVOLVER? Qual é a melhor escolha? Talvez, essa pergunta possa ser fácil de se responder ou totalmente difícil, mas uma boa opção seria. Não venda seu voto em hipótese alguma, seu voto tem consequência de 4 anos, você já somou e dividiu, para ver quanto vale seu voto nos 4 anos? Se realmente vale vender ele por míseros R$ 50 ou R$ 100 reais? Lagunense esta na hora de acordar desse sono profundo que já dura 336 anos, e que possamos dar o melhor presente a nossa Laguna no dia 07 de outubro.


Saiba mais em

EDUCAÇÃO MUNICIPAL, A PIOR DO ESTADO

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Ja sabe o que vai fazer final de semana?

Ja sabe o que vai fazer no final de semana?

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Você quem manda!

Vendo essa imagem pensei em uma cidade muito conhecida por aqui.
Acho que também vão se lembrar.


E olha que já tem comitê politico neste ritmo.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Laguna tem +200 Aves catalogadas no site Wiki Aves.

Este blog, tem por finalidade, apresentar as aves de Laguna, em Santa Catarina - Brasil. Com o objetivo de tornar este município, um polo de turismo em birdwatching (observação de aves). Me chamo Orlando José Machado, sou um passarinhador e a partir de registros fotográficos e sonoros das aves, as catalogo, para pesquisas futuras, de ornintólogos, passarinhadores e afins. São mais de 200 espécies de aves já catalogadas. Uma marca muito expressiva, para um município.

domingo, 22 de julho de 2012

O Sono

Porque é importante para nós encarnados ter boas horas de sono?

Podemos dizer que são duas as finalidades do sono: proporcionar ao corpo oportunidade de recuperar energias e libertar parcialmente nosso espírito, facultando-lhe novas experiências.

Tão logo adormecemos, o nosso espírito se afasta do nosso corpo físico e vai percorrer as regiões de sua preferência conforme seu grau evoluti...vo.

Vamos exemplificar:
-Há espíritos que na hora do sono continuam a tratar de seus negócios e a preocuparem-se com seus problemas materiais, exatamente como quando acordados. Esses espíritos em nada beneficiam dos momentos de liberdade espiritual que o sono lhes concede.

Há espíritos que na hora do sono, ficam presos as suas moradias e não se afastam de suas casas. Também não beneficiam dos momentos de liberdade espiritual.

Outros dão vazão aos seus instintos, como vícios, crimes, etc. Mas, a hora do sono também favorece os nossos encontros com nossos entes queridos que já partiram e os bons espíritos, como nosso anjo da guarda e todos que simpatizam conosco.

Quantos encontros, durante a noite realiza a nossa alma com amigos e desafetos, com entidade inferiorizadas ou alma superiores, provocando um despertar suave e esperançoso, inquieto ou sufocante. Cabe a nos, portanto, manter os nossos pensamentos vigilantes e equilibrado durante o dia, para podermos usufruir uma boa noite de sono.

Sonhos: Basicamente vivemos duas vidas
Uma quando nosso corpo repousa e outra quando ele esta em atividade.

É durante o sono,quando o espírito se afasta do corpo físico e ingressa no mundo espiritual,que ocorrem os sonhos. Geralmente temos sonhos imprecisos, frequentemente interrompidos por cenas e paisagens inteiramente estranhas, sem o mais elementar sentido de ordem e sequencia. São os sonhos comuns e mais freqüentes.

Kardec nos relata no livro dos espíritos (cap.VIII) A incoerência dos sonhos ainda se explica pelas falhas decorrentes da lembrança incompleta do que nos apareceu no sonho. Tal como um relato ao qual se tivessem omitido frases ou partes de frases aos acaso: os fragmentos restantes, sendo reunidos, perderiam toda significação racional.

Do livro O espiritismo aplicado do Eliseu Rigonatti (pg.17 a lembrança dos sonhos). Quando o espírito semiliberto do corpo pelo sono observa uma cena, um acontecimento, ou nele tomar parte, ao voltar para o corpo trazendo a lembrança, traduz o que viu por imagens que lhe são familiares. Como uma criança que ao descrever para um adulto um fato que presenciou, serve-se de seu reduzido vocabulário. Daí por vezes as descrições cômicas, absurdas, incompreensíveis dos nossos sonhos……..

Entretanto, para que lembremo-nos de qualquer fato que presenciamos no plano espiritual, é necessário que tal fato nos tenha impressionado fortemente a fim que nosso espírito possa conservá-lo na mente, quando regressamos ao corpo de carne.

Kardec, nos diz também, que as antipatias sem motivo aparente, que sentimos por certas pessoas sem as conhecermos, é porque espiritualmente já as vimos e sabemos quem elas são.

Ele nos relata também que o sono influi mais do que pensamos, sobre nossas vidas.

Porque temos pesadelos?
Os pesadelos não são mais, que encontros com os nossos desafetos desta vida ou de vidas passadas.

Porque às vezes acordamos cansados?
A atividade do espírito, durante o sono pode cansar o corpo, pois esta ligado a ele como um balão amarrado ao poste.(pelo cordão de prata). Assim, como o balão pode sacudir o poste, a atividade do espírito reage sobre o corpo, e pode produzir-lhe cansaço.

Podemos concluir que os sonhos em sua generalidade, não representam como muitos pensam uma fantasia das nossas almas. Eles (sonhos) nos revelam que temos uma atividade extracorpórea, que nos traz sensações e impressões de ordem psicológica e fisiológica.

“Quando retornamos com boas lembranças dos sonhos, trazemos um grande reservatório de forças. Mais que um bom descanso para o espírito, o bom sono é saudável estimulo para vida do nosso corpo, abrindo e ampliando os sentidos espirituais.” Mulford, Prentice – Nossas forças mentais

sábado, 21 de julho de 2012

Julho - Mês de Ferias



Boa tarde caro leitores,

Ontem dando uma volta pelo mar grosso, pude perceber algumas pessoas se divertindo, perto do molhe da barra e na praça, mas agora me pergunto, tirando esses 2 pontos, qual é o outro ponto de encontro da juventude? Laguna com todo esse tamanho só tem 2 lugares para a juventude? Dos 4 candidatos a Prefeito, espero que alguem tenha pensado na juventude, pois nossa cidade precisa de lugares assim, já estou cansado de ficar em casa, pois não tem lugares para ir, a não ser em bares.

Segue as fotos:





sexta-feira, 20 de julho de 2012

Depois de 48hrs - Resultado da Enquete

Boa tarde caro leitores,

Hoje depois de 48 horas com a enquete Prévia - Eleições 2012 - Candidatos a Prefeito de Laguna.
Vamos colocar o resultado ate agora, 12 horas e 40 minutos.

Tanara - 323 votos - 41.83%
Everaldo Santos - 312 votos - 40.42%
Tono Laureano - 124 votos - 16.07%
Ronaldo Rosinha - 13 votos - 01.68%

Toda esse resultado saiu de um total de 772 votos, realmente essa eleição será uma briga muito feia, só teremos a certeza de alguem eleito no dia 07 de outubro depois das 18hors. Ate então não poderá ser definido nada.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Plano de Governo Tanara (PT)


 
COLIGAÇÃO:

 
PT - PARTIDO DOS TRABALHADORES
PCdoB – PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL
PR  - PARTIDO DA REPÚBLICA
PRB – PARTIDO REPUBLICANO BRASILEIRO
PSB – PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIROEm

 
Introdução

 
  • Não podemos esquecer que o Partido dos Trabalhadores passou a Governar um município desacreditado pela população, inclusive com os servidores públicos não tendo qualquer crédito na cidade por conta dos constantes atrasos dos seus salários e sua consequente inadimplência no comércio da cidade. Frente a esta realidade o Governo do Partido dos Trabalhadores e aliados apontou o caminho da mudança.
  • Hoje temos uma nova cidade, promovemos dezenas de mudanças que são visíveis na saúde, na educação, nas diversas obras, e nos programas de inclusão social que permeiam as áreas de cultura e esporte.
  • Caberá, agora, ao Partido dos Trabalhadores, através da Coligação
  • Esse é o compromisso que assumem, o Partido dos Trabalhadores - PT, Partido Comunista do Brasil - PCdoB, Partido Socialista Brasileiro
  • Este Programa de Governo que ora apresentamos resume as orientações e diretrizes gerais para o Governo 2013-2016. Ele representa o compromisso de todos os partidos da coligação
  • Apesar dos grandes avanços logrados nos dois mandatos do PT, há um longo caminho a percorrer para enfrentarmos com êxito a aflitiva situação em que vivem alguns dos nossos cidadãos e cidadãs. A eleição de Tanara prefeita é a garantia de que não haverá retrocesso, de que a transição para uma nova Laguna não terá seu curso interrompido. É certeza também de que as mudanças se farão com o fortalecimento da democracia e a renovação de nossa cultura política.
  • O povo de Laguna está convocado uma vez mais a decidir os rumos da nossa cidade. Em outubro próximo, mais de 20 mil eleitores e eleitoras, decidirão se as mudanças iniciadas em 2005 continuarão e, sobretudo, se ganharão maior intensidade. Para tanto, faz-se necessário também eleger vereadores e vereadoras, comprometidos com as mudanças.
  • As eleições de outubro de 2012 serão para Itapema, um confronto entre passado e futuro. Um passado de corrupção, de endividamento, de empreguismo, da opressão à voz do povo; e um futuro comprometido com um projeto de desenvolvimento organizado, planejado e democrático.
  • Esses compromissos são também da coalizão de partidos, movimentos sociais e de amplos segmentos da cidadania que se uniram para avançar nas mudanças. A tarefa hoje é eleger Tanara e Jeferson. Amanhã será dar continuidade às mudanças, governando por mais quatro anos Laguna! Para isto apresentamos os
 
1. DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO - POR UM GOVERNO
DEMOCRÁTICO E POPULAR
1.1. Implementar o Orçamento Participativo
Em janeiro de 2005, o Partido dos Trabalhadores assumiu a responsabilidade de dirigir nosso município que estava corroído por profundas contradições econômicas, sociais e políticas as quais deixaram marcas que macularam nossa história e um legado corrupto, de desigualdades e de endividamento da máquina pública que debilitaram nossa cidade.“PRÁ LAGUNA SEGUIR MUDANDO” avançar mais rumo ao desenvolvimento com redução das desigualdades sociais, respeitando o meio-ambiente e a nossa diversidade cultural, emprego e bem-estar social, ênfase na educação, saúde, segurança, democracia e garantia dos Direitos Humanos.PSB, Partido da República PR e Partido Republicano Brasileiro - PRB, o compromisso compartilhado com todas as forças políticas sociais que apoiam para prefeita de Laguna, Tanara Cidade de Souza (PT) e para vice-prefeito, Jefferson de Araujo Crippa (PRB).“PRÁ LAGUNA SEGUIR MUDANDO”, e também aposta no futuro da nossa Laguna respaldado pela força e pela participação do povo.13 Eixos no nosso Plano de Governo o qual norteará nosso trabalho, pelos próximos quatro anos, na construção de uma nova Laguna!

 
Pensar numa gestão participativa é respeitar cada indivíduo como um ser humano capaz de decidir que rumo daremos para a nossa Laguna, onde todos e todas são agentes transformadores. Por isso assumimos o compromisso de criar o Orçamento Participativo, através do qual a comunidade vai definir onde vamos investir os recursos da Prefeitura.

 
1.2. Fortalecer a Participação Popular;

 
Além do Orçamento Participativo vamos dar continuidade ao fortalecimento dos Conselhos Municipais e Locais garantindo uma assessoria executiva e condições logísticas para que os conselhos cumpram com a sua finalidade.

 
1.3. Fazer uma Reforma Administrativa

 
O desmembramento do Distrito de Pescaria Brava, transformando-o em município, nos impõe a necessidade de repensar a estrutura administrativa de Laguna, pois haverá uma redução de população e recursos financeiros, e por consequência, necessidade de reorganização dos serviços.

 
1.4. Fazer do Plano Diretor um instrumento de gestão contínua para a
transformação positiva da cidade e seu território

 
Plano em fase de apreciação na Câmara de Vereadores, assim que aprovado implantar com o objetivo de tornar a cidade como um espaço de construção da cidadania e qualidade de vida.

 
1.5. Criação da Ouvidora Municipal

 
Criaremos a Ouvidoria Municipal que fará uma escuta contínua e a interlocução entres os usuários dos diferentes serviços prestados pelo poder público municipal, através de serviços telefônicos gratuitos, que vai fortalecer ainda mais a participação social e o controle da comunidade na qualidade da prestação dos serviços.

 
1.6. Democratização das informações

 
Fortalecer o Portal da Transparência disponível atualmente a todos os munícipes e instituir novas ferramentas de acesso e inclusão digital.

 
2. DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL COM
SUSTENTABILIDADE
2.1. Geração de Emprego e Renda

 
Diversificação da economia no município a partir da identificação das potencialidades de todos os bairros - Nossa proposta é fazer um amplo debate com a sociedade para discutirmos as questões ligadas ao futuro do comércio, indústria, turismo e do trânsito sendo que estas são áreas das quais depende o desenvolvimento de nossa cidade.

 
2.2. Apoio e incentivo às Micros e Pequenas empresas

 
Hoje a Lei da Micro e Pequena Empresa já é realidade para o empresariado brasileiro. Implantaremos os benefícios advindos com a nova Lei, em favor dos micros e pequenos empresários onde serão dispensadas algumas exigências burocráticas para que as micros e
pequenas empresas possam se transformar em fornecedores do Poder Público.

 
2.3. Capacitar e qualificar a mão-de-obra local

 
Só na área do turismo e para o comércio hoje o Governo Municipal mantém a formação e qualificação de centenas de pessoas em diversos cursos. Continuaremos com esta política de ampliar os cursos de qualificação dos nossos trabalhadores e das nossas trabalhadoras para possamos gerar emprego o ano inteiro.

 
2.4. Implantar o Distrito Industrial

 
Dar continuidade a estratégia de implantação do Distrito Industrial através do qual serão garantidos incentivos ao desenvolvimento de nossa cidade, principalmente no que tange à atração de indústrias não poluentes.

 
2.5. Fortalecer a política de incentivo ao primeiro emprego

 
Com qualificação dos jovens através de cursos que atendam as necessidades do mercado local.

 
2.6. Garantir a Inclusão Digital

 
Criar o Telecentro e fortalecer os laboratórios de informática implantados nas escolas municipais garantindo assim a inclusão digital aos cidadãos e cidadãs de todas as idades, priorizando a população de baixa renda.

 
2.7. Incentivar o cooperativismo

 
Apoiar os coletores de materiais recicláveis visando sua organização em cooperativas, além de outros setores econômicos como os artesões, artistas plásticos, músicos e prestadores de serviços.

 
2.8. Revitalização o Mercado Público Municipal

 
Revitalização em conjunto com IPHAN e definição de regras e critérios do uso do espaço do Mercado Público Municipal.

 
2.9. Transporte Coletivo

 
Reorganizar o sistema de transporte coletivo do município com vistas a melhorar a mobilidade urbana e o acesso da população rural aos espaços urbanos.

 
3. GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA

 
3.1. Diversificação da economia no município a partir da identificação
das potencialidades de todos os bairros

 
Nossa proposta é fazer um amplo debate com a sociedade para discutirmos as questões ligadas ao futuro do comércio, indústria, turismo e do trânsito sendo que estas são áreas das quais depende o desenvolvimento de nossa cidade.

 
3.2. Apoio e incentivo às Micros e Pequenas empresas

 
Hoje a Lei da Micro e Pequena Empresa já é realidade para o empresariado brasileiro. Implantaremos os benefícios advindos com a nova Lei, em favor dos micros e pequenos empresários onde serão dispensadas algumas exigências burocráticas para que as micros e
pequenas empresas possam se transformar em fornecedores do Poder Público.

 
3.3. Capacitar e qualificar a mão-de-obra local

 
Só na área do turismo e para o comércio hoje o Governo Municipal mantém a formação e qualificação de centenas de pessoas em diversos cursos. Continuaremos com esta política de ampliar os cursos de qualificação dos nossos trabalhadores e das nossas trabalhadoras para possamos gerar emprego o ano inteiro.

 
3.4. Implantar o Distrito Industrial

 
Dar continuidade a estratégia de implantação do Distrito Industrial através do qual serão garantidos incentivos ao desenvolvimento de nossa cidade, principalmente no que tange à atração de indústrias não poluentes.

 
3.5. Fortalecer a política de incentivo ao primeiro emprego

 
Com qualificação dos jovens através de cursos que atendam as necessidades do mercado local.

 
3.6. Garantir a Inclusão Digital

 
Criar o Telecentro e fortalecer os laboratórios de informática implantados nas escolas municipais garantindo assim a inclusão digital aos cidadãos e cidadãs de todas as idades, priorizando a população de baixa renda.

 
3.7.
Incentivar o cooperativismo

 
Apoiar os coletores de materiais recicláveis visando sua organização em cooperativas, além de outros setores econômicos como os artesões, artistas plásticos, músicos e prestadores de serviços.

 
3.8.
Revitalização o Mercado Público Municipal

 
Revitalização em conjunto com IPHAN e definição de regras e critérios do uso do espaço do Mercado Público Municipal.

 
4. DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL

 
4.1.
indústria do turismo de Laguna
Desenvolver planejamento estratégico de longo prazo para a

 
Não só do poder público depende o sucesso do turismo de Laguna temos que construir parcerias com a iniciativa privada. Para isto criaremos novas políticas para a o incentivo à promoção de eventos esportivos, culturais, religiosos, gastronômicos, artísticos, etc; o que contribuirá para que, com a participação de todos, o nosso turismo seja aprimorado cada vez mais, gerando emprego o ano inteiro.

 
4.2.
Desenvolver e consolidar o turismo local

 
No nosso próximo mandato prosseguiremos na estratégia de aumentar e diversificar os produtos turísticos de qualidade, contemplando e respeitando a diversidade cultural e os nossos recursos naturais. Para isto investiremos na divulgação das potencialidades de nosso município, desde a área do turismo rural até o turismo de eventos.

 
4.3.
Conservação das Praças

 
Manter as praças conservadas e bem iluminadas para que sirvam de espaço de integração e lazer para a população de Laguna e visitantes, bem como revitalizar os espaços públicos com calçadões e outros espaço de convivência ao ar livre.

 
4.4.
Incentivar eventos na área de turismo, lazer, esporte e hospedagem

 
Incentivaremos a realização de eventos de lazer, esporte e turismo da iniciativa privada que, durante todo o ano, movimentarão todos os setores da cidade.

 
4.5.
Promover o Turismo da Melhor Idade

 
No Brasil, as estimativas para os próximos 20 anos indicam que a população idosa excederá a 30 milhões de pessoas, chegando a representar quase 13% da população. Precisamos planejar o turismo da melhor idade, atraindo este setor.

 
4.6. Elaborar Projeto de revitalização da Área Central do Município

 
Levando em consideração o caráter histórico da cidade, elaboraremos um projeto, juntamente com o IPHAN de urbanização e revitalização também para a área Central do Município de Laguna, respeitando a suas especificidades e chamando audiência pública para apresentação de proposta e aprovação do projeto a ser implementado.

 
5. SAÚDE

 
A saúde é um bem maior
Acima do dinheiro, do sucesso, da carreira ou da beleza, a saúde é sempre um bem maior, um valor primeiro.
Por isso, um governo que defenda um estado ou uma “região social” tem de colocar no centro das suas políticas a defesa da saúde como valor essencial, sem por em causa o desempenho do sistema, o estatuto dos profissionais de saúde e tendo como fim último, a otimização dos recursos disponíveis. A saúde é um direito de cidadania, que garante a proteção das pessoas quando estão mais fragilizadas e vulneráveis. Poupar na saúde é necessário, gerir com rigor e eficiência é uma exigência, mas como particularmente neste domínio da responsabilidade do município, há que ser, para além de eficiente na gestão financeira, equitativo, justo e responsável, em termos sociais. O que as pessoas esperam do estado é que as proteja e não as descrimine ou abandone. As condições de saúde da população são definidas por fatores determinantes e condicionantes que extrapolam a capacidade do setor saúde. Nosso governo fará uma gestão em todas as áreas visando melhorar a qualidade de vida e por consequência a saúde da população. As ações na cultura, esporte, lazer, meio ambiente, geração de emprego e renda, agricultura, pesca e outros, tem em última instância o objetivo de tornar a cidade melhor, com povo mais feliz e saudável.

 
5.1. Atenção Básica De Saúde

 
5.1.1. Construir Unidades de Saúde para as comunidades onde o funcionamento é em espaços alugados. Ampliar as unidades de saúde onde há necessidade e manter conservadas todas as obras;

 
5.1.2. Implantação de Política Municipal de Saúde do Idoso a qual será referência para as Unidades Básicas de Saúde no cuidado com os nossos idosos e idosas;

 
5.1.3. Garantir atendimento às crianças e gestantes - Nosso Governo não tem medido esforços para garantir um bom atendimento a todas as gestantes bem como o direito das crianças nascerem com dignidade e qualidade. Seguiremos garantindo um atendimento humanizado e de qualidade para todas às gestantes e crianças.

 
5.1.4. Consolidar a Atenção Básica como porta de entrada e ordenadora do Sistema Único de Saúde
SUS;

 
5.2. Serviços De Referência De Média E Alta Complexidade

 
5.2.1. Ampliação dos Serviços de Referência Especializada

 
5.2.2. Implantação de Serviço de Atenção Psicossocial para crianças e adolescentes;

 
5.2.3. Construção de sede para o CAPS - Para melhor acolher os usuários e os trabalhadores do SUS nos propomos a construir a sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS);

 
5.2.4. Concluir a construção da Unidade de Pronto Atendimento
consultas especializadas, exames de média complexidade.UPA - Concluir a construção da UPA e colocá-la em funcionamento para melhorar a atenção de urgência à população de Laguna.

 
5.3. Assistência hospitalar

 
A responsabilidade pela assistência hospitalar é da esfera estadual e federal, no entanto o município de Laguna vem repassando recursos financeiros para o Hospital de Laguna. Assumimos o compromisso de juntamente com o hospital buscar nova fonte de recursos.

 
5.4. Política de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde

 
Concluir o Plano de Cargos Carreira e Salários e implementar uma política de gestão do trabalho e educação permanente em saúde valorizando os trabalhadores e melhorando o atendimento a população.

 
5.5. Melhoria na gestão do SUS

 
Dar continuidade ao processo de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde, com a meta de que a curto prazo informatizar todas as unidades de saúde, garantindo as informações de todos os procedimentos, inclusive os prontuários, o que dará fidelidade e
agilidade das informações.

 
5.6. Fortalecer a participação popular

 
Controle Social - Ampliar a participação da população nas políticas de públicas de saúde incentivando a formação de conselhos locais de saúde e fortalecendo os existentes.

 
5.7. Ampliar os programas de Promoção e Prevenção

 
Através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, ampliar as políticas de Promoção da Saúde, como atividade física, orientação nutricional, Atenção Psicossocial, massoterapia, naturologia e outras.

 
5.8. Garantir a saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras

 
Com o crescente aumento das doenças causadas pelo processo de trabalho implantaremos o Programa de Saúde do Trabalhador, que visa fazer promoção e prevenção dos agravos causados pelo trabalho.

 
5.9. Controle De Zoonoses

 
Esterilização de cães - Daremos continuidade ao programa de esterilização dos cães abandonados e que perambulam pelas ruas.

 
6. EDUCAÇÃO

 
6.1.
Combate ao Analfabetismo

 
Combateremos o analfabetismo em nosso município, implementando e fortalecendo as estratégias de combate ao analfabetismo, aproximando o serviço das pessoas.

 
6.2. Educação Infantil

 
6.2.1. Ampliar as vagas para o atendimento de creche e educação infantil;

 
6.2.2. Construção, ampliação ou reforma de espaços físicos, para suprir a necessidade de vagas na educação infantil de acordo com a demanda em consonância com a legislação vigente;

 
6.3. Educação Fundamental

 
Fortalecer o ensino fundamental; Investir em Educação Continuada visando o fortalecimento e qualificação da Educação Fundamental no município.

 
6.4. Educação Especial

 
Ampliar o número de salas multifuncionais para atendimento Educacional Especializado para pessoas com necessidades especiais.

 
6.5. Plano Municipal De Educação

 
Acompanhamento e Avaliação do Plano Municipal de Educação.

 
6.6. Educação Para a Diversidade

 
Fortalecimento das ações de Educação para Diversidade previstas na Proposta Curricular, para educação de nossas crianças cidadãos e cidadãs que compreendam, respeitem e convivam com todas as diferenças de raça, gênero e sexualidade existentes na sociedade onde residem.

 
6.7. Educação Ambiental

 
Entendemos a Educação Ambiental como um processo permanente voltado à formação de conhecimentos, valores e práticas sócioambientais para o exercício da cidadania responsável e consciente.

 
6.7.1. Projetos voltados á Educação Ambiental - . Apoiar e investir na elaboração dos projetos de Educação Ambiental, construindo fóruns de divulgação, socialização e disseminação das experiências de cada Escola.

 
6.7.2. Fomentar processos de formação continuada para profissionais atuantes no campo da Educação e Gestão Ambiental, formal e nãoformal, propiciando condições para sua atuação nos diversos setores da sociedade;

 
6.8. Escola Aberta

 
Implantar
o Programa “Escola Aberta”! Implantar, gradativamente, de acordo com as condições estruturais de cada escola o Programa Escola Aberta, propiciando a utilização dos espaços físicos pela comunidade, para realização de eventos, prática de esportes, atividades culturais e inclusão digital.

 
6.9. Democratização Das Escolas

 
Implantar programa de gestão e autonomia escolar. Na busca da democratização da escola propomos a eleição direta dos diretores e fortalecimento dos Conselhos Escolares os quais são formados por pais, alunos, professores e funcionários da Unidade Escolar, que farão a
gestão participativa de cada escola buscando a sua autonomia.

 
6.10. Valorização Dos Profissionais Da Educação

 
Entendemos como profissionais da educação não apenas os professores e as professoras, mas também todos os profissionais que têm na escola o seu local de trabalho.

 
6.10.1.
dos servidores da Educação.Garantir a formação continuada aos profissionais da educação! Entendendo que a responsabilidade do gestor municipal também está ligada à formação dos professores, dos servidores e também dos gestores da educação, o Governo Municipal dará continuidade ao processo de Formação Continuada de todos os trabalhadores e trabalhadoras que atuam no município.Criar o Núcleo de Tecnologia Educacional! Criaremos o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), o qual possibilitará ao professor o contato com as novas tecnologias de comunicação e informação que enfatizem a construção do conhecimento. O novo Núcleo também oportunizará aos professores o contato com o computador como instrumento a ser utilizado na criação de ambientes de aprendizagem que privilegiem a construção do conhecimento e oferecerá condições para o professor construir conhecimento sobre as técnicas computacionais e entender por que e como integrar o computador na sua prática pedagógica.

6.10.2.

 
6.10.3.
Revisar e atualizar o Plano de Cargos, Carreira e Vencimento

 
6.11. Educação Profissional

 
Buscar parcerias para o desenvolvimento da formação e qualificação técnico-profissional de jovens e adultos; Suscitar no homem e na mulher, jovem ou adulto, empregado ou desempregado, sem discriminação de qualquer natureza, o desejo de emancipação que possibilite a busca da plena cidadania, através da formação política cidadã, da formação e da qualificação técnico-profissional que lhes assegurem a conquista da dignidade humana.

 
6.12. Ensino Médio

 
Buscar parcerias e apoiar iniciativas da comunidade para atender o Ensino de Jovens e Adultos
EJA.

 
6.13. Ensino Superior

 
Manutenção das parcerias para o desenvolvimento do Ensino Superior no município a exemplo da Universidade Aberta do Brasil
UAB e Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC;

 
6.14. Desenvolvimento Integral Do Aluno

 
6.14.1. Garantir a ampliação do tempo de atendimento a nossas crianças, na ação integrada e articulada com o Departamento Municipal de Esporte, Fundação Municipal de Cultura e Secretaria de Assistência Social. O Governo Popular entende que a formação do aluno não
acontece apenas em quatro horas diárias de aula, mas sim, que seu desenvolvimento deve acontecer em tempo integral. Nesta perspectiva faremos uma avaliação de implantação gradativa do atendimento integral, de acordo com a estrutura e capacidade de cada unidade
escolar.

 
6.14.2. Quadras espaços esportivos. Implantar, junto as unidades escolares, de acordo com a disponibilidade de estrutura, espaços esportivos e quadras para prática de esportes, bem como a cobertura de quadras existentes.

 
7. ASSISTÊNCIA SOCIAL

 
7.1. HABITAÇÃO - Fortalecer a política de Habitação

 
7.1.1. Ampliar a Política de Regularização Fundiária

 
Um dos grandes problemas que enfrentamos na nossa cidade é a questão da regularização fundiária. Ampliaremos o debate das questões urbanísticas, ambientais e sociais, hoje já existente na Vila Vitória e Ponta das Pedras, para outras áreas do município, visando adequar os assentamentos informais existentes aos princípios legais, de modo a garantir o reconhecimento do direito social de moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais de propriedade urbana e o direito social ao meio ambiente equilibrado.

 
7.1.2. Ampliação do Programa Minha Casa Minha Vida

 
Construir as condições de ampliar o número de construções de habitações através do Programa Minha Casa Minha Vida.

 
7.2. CRAS
Centro de Referência de Assistência Social

 
Fortalecer os CRAS existentes e implantar um CRAS na região do Progresso abrangendo as comunidades vizinhas onde há maior índice de vulnerabilidade e risco social.

 
7.3. Fortalecer o Centro de Referência Especializado de Assistência
Social
CREAS

 
Implantamos o CREAS para melhorar os serviços prestados às pessoas vítimas das várias modalidades de violência. A proposta é fortalecer as ações em suas variadas linhas de abordagem.

 
7.4. Estruturação de um Centro de Convivência de Idosos

 
Com a prioridade de atendermos a Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso redirecionamento os objetivos, a metodologia e as ações do Centro de Convivência do Idoso (CCI), garantindo a inclusão dos idosos e das idosas que estão afastados do convívio social e comunitário, através de oficinas e atividades (teatro, educação, artesanato, cultura, lazer, informação, orientação sócio familiar, encaminhamentos às demais políticas públicas).

 
7.5. Programa de Inclusão Produtiva e Projetos de Enfrentamento da
Pobreza através do Centro de Geração Trabalho e Renda

 
Fortalecer o Programa Bem Querer como Centro de Geração de Trabalho e Renda onde serão ofertados cursos profissionalizantes: cozinha, artesanato, costura, panificação, hotelaria, garçom, atendente, vendedor, eletricista, mecânico, marceneiro, pedreiro, cuidador(a) de idosos(as) e formação para empreendimentos associativos também na perspectiva da Economia Solidária.

 
7.6. Aprimoramento da Casa Lar

 
Daremos continuidade às ações voltadas ao atendimento de crianças em situação de abrigamento temporário, garantindo recursos humanos e materiais para o trabalho de resgate de vínculos familiares das crianças nessa situação e a garantia da vida comunitária.

 
7.7.
Poder Judiciário
Implantação do Programa Família Acolhedora em parceira com o

 
Objetiva o cadastro, acompanhamento e orientação de pessoas interessadas em ter sobre sua guarda crianças em situação de risco ou vulnerabilidade, até a colocação em família substituta (adoção) ou seu retorno ao lar original.

 
7.8.
Combater a discriminação

 
Através de políticas públicas de Governo combateremos todo tipo de precarização e discriminação no trabalho, sobretudo as de gênero, raça, geração e deficiência; bem como combate ao trabalho infantil através do Programa Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, na perspectiva de sua erradicação.

 
8. ESPORTE, CULTURA E LAZER

 
8.1. ESPORTE NO MUNICÍPIO

 

 
8.2. ESPORTE AMADOR - Fomentar o esporte amador
Praças como espaço de integração da comunidade. Revitalizar as praças do município para que sejam um espaço para prática de esportes, integração cultural e lazer para a população Lagunense.Jogos Escolares. Resgate das atividades esportivas interescolares com vistas a participação de eventos esportivos regionais e estaduais.Instalação das Academias Populares. Ampliar a instalação de academias populares em diversos bairros em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde;Desenvolver e incentivar a prática esportiva na orla, no mar e na lagoa através de projetos que visem a promoção e prevenção da saúde.Desenvolver projetos que ocupem a orla e o mar durante todo o ano, realizando investimentos e promovendo eventos que atraiam a participação da comunidade.Atrair os eventos esportivos das diversas modalidades visando a movimentação do turismo esportivo. Através do Departamento de Esportes garantir que nosso município sedie importantes competições em nível estadual e nacional, em diferentes modalidades Fomentar a criação e estruturação de clubes, ligas esportivas, assim como fortalecer e apoiar os já existentes, visando a melhoria na qualidade e a organização do esporte amador no nosso município, nas diversas modalidades.

 
8.3. CULTURA NO MUNICÍPIO

 

 
8.4. LAZER
Fortalecer a pesca artesanal e suas tradições -Dentre outras propostas temos a defesa dos espaços na orla para os pescadores artesanais, pesca com botos e a defesa dos seus ranchos, barcos e redes como patrimônios culturais.Incentivos às bandas musicais e músicos locais -As bandas do município de Laguna representam a história do município, o nosso compromisso é de valorizar, incentivar e proteger o mercado musical de nossa cidade.Incentivar a produção literária, artes cênicas plásticas - Laguna agrega através de associações e grupos específicos escritores e escritoras de todos os gêneros além de vários grupos de artes cênicas e plásticas para os quais serão desenvolvidas políticas públicas que valorizem, premiem e publiquem as produções dos homens e mulheres, jovens e crianças que, aos poucos, escrevem, representam e divulgam a nossa própria história.Projeto de Educação Patrimonial, tendo a Escola como ambiente de construção e preservação da identidade cultural local.Museus - Estruturar uma política municipal para manutenção e preservação dos museus.Cultura Açoriana - Apoio aos projetos que resgatam a cultura e tradição açoriana.Cultura Afro-brasileira - Apoio aos grupos que resgatam da cultura e tradições do povo afro-brasileiroGestão da Cultura - Gestão democrática e participação popular - Garantir a participação popular realizando a Conferência Municipal de Cultura, através da qual também formularemos e implantaremos o Plano Municipal de Cultura integrando políticas de financiamento e estimulando práticas participativas na gestão cultural.Captação de Recursos - Intensificar a captação de recursos financeiros via Lei Estadual e Federal de Incentivo à Cultura Elaborar projetos com vistas a fortalecer o setor cultural do município com a captação de recursos.

 
O conceito de lazer é algo muito pessoal de cada cidadão; a cultura e o esporte são os dois principais eixos que promovem o lazer e integração na sociedade. Esperamos a partir das políticas propostas para estas duas áreas promover o lazer a toda comunidade lagunense.

 
9. CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

 
9.1. INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA - Garantir a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

 
Propomo-nos em fortalecer as políticas e programas municipais e  federais já existentes, de proteção aos direitos das nossas crianças e adolescentes. Também manteremos como prioridade a erradicação do trabalho infantil e todas as formas de violência e exploração sexual infanto-juvenil.

 
9.2. POLÍTICA PARA A PESSOA IDOSA - Garantir o atendimento integral da pessoa idosa.

 
Promoveremos a inserção, a qualidade de vida e a prevenção de agravos na vida dos idosos, por meio de programas que fortaleçam o convívio familiar e comunitário, garantindo-se o acesso a serviços, ao lazer, à cultura e à atividade física.

 
9.3. POLÍTICA PARA AS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS - Garantir a acessibilidade

 
Nas obras do nosso Governo garantimos a acessibilidade às pessoas com necessidade especiais. Juntamente com a sociedade civil, garantiremos o cumprimento da legislação de acessibilidade das pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida.

 
9.4. PROMOÇÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO - Criação da Coordenadoria da Política para Mulheres

 
Criar a Coordenadoria da Política das Mulheres com o objetivo de combater a discriminação e desigualdades. Tal Coordenadoria será mais um organismo do Governo para propor, elaborar, articular, acompanhar e desenvolver políticas públicas que elevem a cidadania e a justiça social, com base na equidade de gênero e étnico-racial no município de Laguna.

 
9.5. JUVENTUDE

 
Realizar a Conferência Municipal da Juventude, com o objetivo de propor políticas para a juventude em conjunto com outras Secretarias, e contribuir para o desenvolvimento da identidade e da autonomia dos jovens.

 
9.6. COMBATER A DISCRIMINAÇÃO - Combate a todas as formas de discriminação

 
Desenvolver uma política permanente de combate a todas as formas de discriminação com a construção de uma cultura cidadã, de direitos humanos e de paz e promover a valorização  das diferenças e a defesada igualdade racial, geracional e orientações sexuais.

 
10. AGRICULTURA, AQUICULTURA E PESCA

 
10.1. Fortalecer a agricultura familiar, aquicultura e pesca artesanal do município

 
Vamos disponibilizar equipe de apoio técnico visando a qualificação, produtividade e comercialização dos produtos;

 
10.2. Inserir os produtos da agricultura, aqüicultura e pesca na merenda escolar e programas de Assistência Social;

 
Vamos inserir os produtos da agricultura, da aqüicultura e pesca dos produtores lagunenses na merenda escolar dos alunos que atendemos nas escolas públicas municipais e também pelos que atendemos nos programas de assistência social. Tal medida, juntamente com a realização de Feiras Livres é uma forma de incentivarmos a produção local e também de garantirmos renda aos nossos trabalhadores.

 
10.3. Fazendas de Camarão

 
Realizar estudo para avaliar a possibilidade de reativar o cultivo de camarão ou alternativa de aproveitamento destes espaços;

 
10.4. Pecuária leiteira

 
Apoiar os produtores de leite do município visando o aumento da produtividade, a melhora da qualidade, inserindo todos os produtos oriundos do leite no Sistema de Inspeção Municipal
SIM.

 
10.5. Produção orgânica

 
Incentivar e apoiar a ampliação da produção de hortifrutigranjeiros no município de Laguna.

 
10.6. Horto municipal

 
Criar o horto municipal com produção de mudas de hortifrutigranjeiros, plantas nativas para reflorestamento e plantas medicinais .

 
11. SEGURANÇA
Haverá segurança quando construirmos políticas públicas, de inclusão social e, assim, construir uma sociedade justa.

 
A violência urbana não é um problema só nosso, mas sim da maioria das cidades brasileiras, e também das catarinenses e não nos furtaremos de apoiar as iniciativas das nossas polícias para que, com a infra-estrutura e equipamentos adequados, possam intensificar a repressão ao crime organizado, à prostituição, inclusive a infantil, ao tráfico de drogas e ao de armas.

 
11.1. Monitoramento eletrônico
Ampliação da cobertura do Sistema de Monitoramento Eletrônico, inclusive em parceria, para reduzirmos a criminalidade e aumentarmos a segurança na nossa cidade.

 
11.2. Extensão e manutenção da iluminação pública
Investimento na estruturação do setor de iluminação pública adquirindo maquinários novos e estruturando o setor. Daremos continuidade aos projetos de extensão da rede em ruas, avenidas e espaços públicos inclusive modernizando o sistema de iluminação existente, pois entendemos que este é mais um meio de inibirmos a criminalidade em nossos bairros.

 
11.3. Estruturação e ampliação da Guarda Municipal
Realizamos concurso público para a ampliação do quadro da Guarda Municipal, os quais zelam pela vida dos pedestres e educam os motoristas para termos um trânsito mais seguro e humanizado. Trabalharemos, agora, para a ampliação do efetivo de guardas municipais.

 
11.4. Combater o consumo de drogas lícitas e ilícitas
Promovendo o debate intersetorial com todos os órgãos públicos e privados, discutindo o problema da drogadição, elencando estratégias e ações a serem desenvolvidas.

 
11.5. Instalação da Delegacia Especial da Mulher, Criança e Adolescente
Gestionaremos para que o Governo do Estado implante a Delegacia da Mulher, Criança e Adolescente para atender nosso município.

 
11.6. Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs)
Propomo-nos a, junto com a comunidade e as Polícias, ampliar e incentivar os Conselhos Comunitários de Segurança os quais discutem e propõem políticas para a redução da criminalidade.

 
11.7. Estudo do Tráfego do Sistema Viário Municipal
motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas.
Para avaliar a real necessidade de mudanças, a implantação de semáforos ou sinaleiras eletrônicas, implementando a sinalização das vias, a fim de garantir um melhor fluxo do trânsito e mais segurança para

 
12. COMPROMISSO COM OS SERVIDORES E SERVIDORAS

 
12.1. Valorização e qualificação permanente dos servidores e servidoras Públicos Municipais
Vamos investir na educação permanente de todo o funcionalismo público buscando a qualidade e a eficácia dos serviços públicos e assim garantir a humanização do atendimento aos cidadãos e cidadãs.

 
12.2. Contratação mediante Concurso Público
A Reforma Administrativa nos permitirá a realização de novos concursos para a contratação de outros servidores.
Juntamente com o Sindicato dos Servidores Municipais daremos continuidade à revisão do Plano de Cargos e Salários, o qual haverá de valorizar a formação profissional, a qualificação permanente, o tempo de serviço, a eficiência e a produtividade do trabalho.

 
12.4. Respeitar a organização sindical
Dar continuidade a política de respeito ao Sindicato dos Servidores Municipais respeitando a autonomia sindical, pois é através da organização dos trabalhadores que vamos conquistar uma sociedade mais justa.

 
13. SUSTENTABILIDADE E PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE

 
13.1. Incentivar a criação de Área de Preservação Ambiental - APA e Área de Preservação Permanentes
APP
Realizar um grande debate com a sociedade para identificação e criação de áreas de preservação visando manter a especificidade do bioma de Laguna

 
13.2. Preservação do Boto
Apoiar a criação de instituto que terá atribuição de pesquisar, preservar o boto e a pesca com o seu auxílio, símbolo de Laguna.

 
13.3. Despoluição do Rio Tubarão
Considerando que a preservação e qualidade da água do complexo lacunar dependem, entre outros fatores da qualidade da água do rio Tubarão, vamos provocar um debate com, todos os municípios que margeiam o Rio Tubarão, o governo do Estado de Santa Catarina, Ministério Público e Ministério do Meio Ambiente com o intuito de encontrar uma alternativa de despoluição e preservação da qualidade da água do Rio Tubarão.

 
13.4. Implementação da Coleta Seletiva de Lixo
Implementaremos a coleta seletiva em todo o município com a conscientização da comunidade. Apoiamos a criação de Cooperativa dos Coletores de Materiais Recicláveis em Laguna para reunir e fortalecer os trabalhadores e trabalhadoras promovendo a inclusão social.

 
13.5. Criar o Plano de Aproveitamento de Resíduos da Construção e
Demolição Civil
O entulho da construção civil é um problema para as cidades brasileiras, inclusive para Laguna, onde temos a construção civil como uma das indústrias mais fortes. Diante desta realidade nos propomos a estabelecer um Plano de Aproveitamento de Resíduos da Construção e Demolição Civil.

 
13.6. Revisar e ampliar o Plano Municipal de Saneamento
O Plano Municipal de Saneamento contempla as diretrizes do abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo dos resíduos sólidos e o destino correto às águas pluviais.


 
12.3. Revisão com melhoria gradual do Plano de Cargos e Salários
A efetivação dos servidores municipais em Laguna já é uma realidade, pois realizamos dois concursos público sério e transparentes.

 

PLANO DE GOVERNO 2012
TANARA 13

Plano de Governo Ronaldo Rosinha (PHS)

Plano de Governo PHS Laguna SC
  • Meu plano de governo ,será simples mas verdadeiro ,novamente as seis metas Saúde,instalação de hospital e emergência municipal de ultrassom,tomo0grafo e raio x ,com pelo menos dois leitos de UTI pré natal e unidade de queimados ,com instalação de posto de saúde 24 horas ,e criação de heliporto
  • A instalação do sistema de água tratada reciclada para uso no sistema de lavagem para uso, com a criação de uma empresa municipal de água e esgoto ,ou a administração da CASAN
  • Parece historia da carochinha ou conversa de político ,mas sou químico e estudo doenças e alimentos a trinta e cinco anos ,e eu sei a cura do câncer e diversas outras doenças que os laboratórios ,lucram milhões ,pretendo lançar o programa câncer zero e acura total do bronquite ,a um custo quase zero
  • Educação Creches publicas e semi publicas ,com supervisão pedagógica e vigilância sanitária atuante na merenda escolar ,que exista sobras de vagas e não falta de vagas a implantação de um campus universitário no município,de curso de direito, medicina,odontologia,com finalidade de ocupação das vagas dos imóveis da praia no inverno e dar opções para o povo. Projeto AMBIAL Projeto de Educação Ambiental e Alimentar, em todas as comunidades do município ,que não estão atendidas por este, Atenção as escolas ,como por exemplo reforma da escola Ana Gondin ,que por ser estadual ,a prefeitura pode intervir ,como coadjuvante ,que está em ruínas.
  • Criação do programa AMBIAL ,em barreiros e em todas as comunidades do município ,que não estão atendidas por este Implantação do programa CRAS , em tudo município,em comunidades como Farol ,Campos verdes,Cabeçudas ,Estreito e outras
 Transportes
  • A dignidade do cidadão depende de seu direito de ir e vir,implantação de sistema de micro ônibus seletivo ao preço de coletivo ,com a criação mais linhas de ônibus de ligação com a capital e outras cidades turísticas e linha regular para as praias
  • Proponho a retirada das roletas dos ônibus ,o estado tem condições de oferecer transporte publico e gratuito ,para todos cidadãos
Habitação
  • Regularização dos lotes ,com a aplicação do estatutos das cidades ,com a criação de loteamentos para os nativos e com visão para os loteamentos turísticos ,que o turismo produz renda e emprego
  • Renda ,na luta da renda ,vimos a degeneração do meio ambiente , a luta por uma economia autossustentável ,será a minha meta ,por que nossa rica fauna e flora ,deve ser preserva para as futuras gerações
  • Criação de cooperativa municipal de fomento a criação de peixes,mariscos ,algas e outros frutos da nossa bela e amada lagoa e criação reserva extrativista marinha da ilha dos lobos
  • Aumento das cotas destinadas aos pescadores, com a triplicação dos pescadores que recebem o defeso
  • Implantação do programa agrícola produtores de água
  • Criação do sistema integrado da agricultura familiar e as escolas e órgãos públicos ,seja na merenda escolar ,como em feiras livres
  • Criação de feiras de peixe vivo
  • Implantação do banco de sementes nativas e tradicionais da agricultura
Segurança e comunicação
  • Está será uma meta de preservação da vida e patrimônio do povo de meu município,que apesar ,de possuir um povo ordeiro ,aparecem alguns desvios de conduta,que deveram ser supridos com a criação do corpo de bombeiros na cabeçudas e a guarda municipal ,que formada por moradores locais ,saberá conduzir as normas de cultura vigente nesta sociedade,terá seu efetivo triplicado
  • Instalação de telefones públicos em todo município, observando o cumprimento das normas da Anatel,com especial atenção as comunidades afastadas e mar grosso ,por que a rede de telefones públicos ,não funciona.
Ronaldo Mariano Chaves

Plano de Governo Everaldo dos Santos (PMDB)

PLANO DE GOVERNO MUNICIPAL
Coligação “Laguna Pra Frente”

1- ADMINISTRAÇÃO
2- EDUCAÇÃO
3- SAÚDE
4- INFRAESTRUTURA
5- MEIO AMBIENTE
6- SEGURANÇA PÚBLICA
7- DESENVOLVIMENTO ECONOMICO , SOCIAL , INDUSTRIA E COMERCIO
8- HABITAÇÃO
9- DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E AQUICULTURA
10-TURISMO E CULTURA
11-ESPORTE

ADMINISTRAÇÃO

  •  Organizar o desenvolvimento das atividades humanas, entendendo o amplo sentido de funções públicas, dentro de uma relação jurídica que se estrutura ao influxo de uma finalidade cogente;
  •  Utilizar as ferramentas da Tecnologia da Informação para melhoramento e celeridade nos processos de gestão, integrando os órgãos e secretarias para agilidade dos mesmos;
  • Dispensar atenção a uma constante atualização do sítio eletrônico da prefeitura, em especial a eventos e informações da cidade;
  • Exercer uma Administração Pública responsável, transparente e acessível;
  •  Incentivar o concurso público;
  •  Elaborar uma política de valorização dos servidores públicos municipais;
  •  Demonstrar uma atualização contábil municipal que seja publicada mensalmente;
  •  Elaborar e programar projetos que se interliguem promovendo real aplicação e redução de custos entre secretarias;
  •  Instituir o Orçamento Participativo; e,
  •  Implantação da ouvidoria municipal.

EDUCAÇÃO

  •  Ampliar as vagas nas creches e seus horários de atendimento;
  •  Fortalecer cursos profissionalizantes para jovens;
  •  Realizar parcerias com as escolas e creches particulares visando atendimento de um percentual de alunos carentes, em troca de incentivos fiscais;
  •  Disponibilizar professores de educação física para incentivar a prática de exercícios físicos nas academias ao ar livre o ano todo, principalmente atendimento aos idosos.
  •  Abrir uma escola profissionalizante municipal de período integral, onde os alunos cursem ao mesmo tempo o ensino médio e aprendam uma profissão;
  •  Ampliar o programa da escola integral a fim de aumentar o período de permanência das crianças nas escolas;
  •  Garantir o acesso e permanência dos educandos nas escolas desde a educação infantil, através da diversificação da merenda e transporte escolar;
  •  Valorizar a participação das APPs e demais associações comunitárias a fim de fortalecer o sistema escolar;
  •  Investir na reforma, ampliação e modernização dos prédios escolares, eliminando progressivamente o sucateamento da rede física;
  •  Intensificar as atividades culturais, esportivas e comunitárias através de colônias de férias;
  •  Combater com rigor o abandono e a evasão escolar;
  •  Ampliar o funcionamento da Casa Familiar do Mar;
  •  Ampliar a oferta dos cursos da UDESC em parceria com o município de acordo com as peculiaridades regionais e locais.
  •  Atrair mais cursos universitários e cursos técnico-profissionalizantes;
  •  Fortalecer a erradicação do analfabetismo;
  •  Incluir no calendário escolar fundamental a disciplina educação ambiental;
  •  Construção de ginásios de esportes e Quadra Coberta nas comunidades mais precária, incentivando o esporte saudável.
  •  Instituir os programas conscientização e iniciação escolar para o turismo.

SAÚDE

1-Ampliar as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças:
  •  Incentivar a prática de atividades físicas e a alimentação saudável;
  •  Efetivar as políticas de prevenção ao uso de drogas, ao câncer, à tuberculose e à AIDS.
  •  Fortalecer as políticas de prevenção ao Diabetes e a Hipertensão Arterial
  •  Implantar o programa do Tabagismo e Álcool, seguindo as politicas do Ministério da Saúde.
2-Fortalecer a rede ambulatorial de saúde:
  •  Ampliar o número de Equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal;
  •  Aumentar a oferta de medicamentos básicos nos postos;
  •  Reformar Unidades de Saúde;
  •  Investir na capacitação e na valorização dos profissionais de saúde;
  •  Adquirir equipamentos e viaturas, incluindo veículos para transporte de pacientes;
  •  Aumentar a oferta de consultas/procedimentos especializados.
  •  Conveniar todas as clínicas e serviços médicos da rede privada com o Governo Municipal, a fim de valorizar e apoiar a iniciativa privada na região e respeitar o direito do cidadão;
  •  Investir na capacitação dos profissionais da área da saúde com cursos de atualização permanente;
  •  Reformular a implementação da Unidade de Controle de Zoonoses do município em parceria com a SOLPRA (Sociedade Lagunense de Proteção aos animais);
  •  Realizar ações de saneamento ambiental: a melhor forma de prevenção, e de se reduzir as internações por doenças de veiculação hídrica;
  •  Expandir para o interior do município os serviços de saneamento básico tais como rede de esgoto, água tratada e coleta de lixo;
3-Fortalecer a assistência hospitalar:
  •  Destinar maior aporte de recursos financeiros ao Hospital;
  •  Apoiar a implantação da UTI do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos.
4-Educação Permanente
  •  Investir na capacitação dos profissionais da área da saúde com cursos de atualização permanente.
  •  Fortalecer na capacitação permanente dos Conselheiros Municipais de Saúde.

INFRAESTRUTURA

  • Compete à Secretaria de Infraestrutura formular e executar políticas, direta ou indiretamente, no que se refere a transportes, obras públicas, energia e telecomunicações, observada a legislação pertinente e promover os estudos econômicos, administrativos, estatísticos e tecnológicos necessários ao planejamento e execução de obras de engenharia urbana;
  • A Secretaria de Infraestrutura para realizar seus objetivos deverá:
  •  Implantação do Programa Municipal de Pavimentação e Manutenção de ruas e avenidas do Município de Laguna.
  •  Pavimentação asfáltica da Avenida Castelo Branco, que oferecerá fácil acesso as praias do norte do município, desafogando o transito no centro da cidade.
  •  Repavimentação asfáltica da pista de rolagem das Avenidas Calistrato Muller Salles, e Rua Cel. Fernandes Martins.
  •  Pavimentação da Avenida Engenheiro Colombo Machado Salles do trecho compreendido entre o Marco de Tordesilhas e Avenida Castelo Branco, incentivando o carnaval Lagunense e o fácil acesso ao centro histórico.
  •  Pavimentação da Rua Dr. Paulo Carneiro no entroncamento com a SC 436, altos do Posto de Combustíveis.
  •  Execução Ponte Rio da Madre, interligando os Município de Laguna, Capivari de Baixo e Tubarão.
  •  Estadualização e pavimentação da rodovia que interliga BR 101 às localidades de Morro Grande, Figueira, Parobé, Ribeirão Pequeno e Madre.
  •  Implantação de rede elétrica subterrânea no centro histórico, conforme projeto já existente.
  •  Pavimentação rodovia trecho Bentos, Barbacena até SC 436.
  •  Implantar pavimentação acesso norte através Praia do Sol, interligando BR 101 à rotula Tourist Hotel.
  •  Pavimentação da estrada geral de Campos Verdes, visando melhorar o escoamento de pescados.
  •  Urbanização, e execução de drenagens pluviais e pavimentação de ruas no loteamento Vila Vitória, Magalhães.
  •  Urbanização, e execução de drenagens pluviais e pavimentação de ruas no loteamento da comunidade de Mato Alto.
  •  Urbanização, e execução de drenagens pluviais e pavimentação de ruas no loteamento São Judas Tadeu, bairro Barbacena.
  •  Manutenção da rede de drenagem pluvial dos bairros Esperança, Progresso, Mar Grosso e Magalhães.
  •  Construção de praças, espaços reurbanizados e de academias da saúde (aparelhos de ginástica) oferecendo a população qualidade de vida e valorização dos espaços públicos ociosos, como por exemplo, Praça Lions em frente ao Praia Clube no Mar Grosso, Praça Francisco Pinho também no Mar Grosso (próxima ao Iro), Praça do Pontal (início do Molhe Norte).
  •  Buscar junto a Secretaria de Estado de Turismo e Fundo Social a construção de um Centro de Eventos, visando incentivar a cultura e esporte em âmbito regional.
  •  Construção e implantação de um centro administrativo municipal, propiciando a Prefeitura Municipal de Laguna uma sede própria, oferendo a população de Laguna um melhor atendimento frente ao Executivo Municipal.
  •  Proporcionar aos turistas que visitam Laguna acesso pavimentado aos principais pontos turísticos da cidade, como os Molhes da Barra, Pedra do Frade, Mirantes no morro da Nossa Senhora da Glória, e praias da região do Farol de Santa Marta.
  •  Estudo viário para melhoramento do trânsito nos bairros centrais da cidade de Laguna, já que hoje Laguna sofre com gargalos impossibilitando o livre deslocamento automotor, gerando transtornos e acidentes.
  •  Implantação de semáforos de acordo com estudos elaborados pelo planejamento no tocante a área urbana.

MEIO AMBIENTE

  •  Incentivar a Fundação do Meio Ambiente, Projetos e Educação Ambiental para elaborar e executar projetos voltados para a educação ambiental e preservação do meio ambiente.
  •  Implementação do plano de arborização urbana no município, realizar vistorias que avaliem a necessidade de poda ou supressão arbórea de acordo com o código florestal.
  •  Monitoramento e fiscalização das áreas de preservação ambiental e elabora pareceres e projetos voltados para preservação dos recursos renováveis e conservação dos ecossistemas.
  •  Promover ações em busca da Sustentabilidade.
  •  Propor e executar atividades educativas em prol do calendário Ambiental.
  •  Implantação da coleta seletiva do lixo.
  •  Implantação de oficinas com materiais recicláveis.
  •  Incentivo a assessoria técnica as ações e cooperativas de catadores de lixo.
  •  Programar Centro Municipal de Educação para a sustentabilidade.
  •  Implementação de ciclovias e incentivar a aquisição de bicicletas.
  •  Aumentar a fiscalização de áreas urbanas e rurais.
  •  Implantar o saneamento ambiental sob a responsabilidade da Autarquia Municipal.
  •  Incentivar a agricultura Sustentável, projeto agro florestais e agricultura orgânica.
  •  Implantação de programa municipal de incentivo ao uso de energias renováveis.
  •  Reaproveitamento dos óleos de frituras com a implementações de usinas de biocombustível.
  •  A implantação do Eco-Ponto: Central Municipal de recebimento de pneus, pilhas, lâmpadas e baterias, para destinação adequada aos fabricantes.
  •  Incentivar a política municipal das eco construções adotando estes padrões na construção de novos prédios públicos.
  •  Criação da casa verde; Cooperativa de plantio e beneficiamento do butiá odorata, arvore símbolo de Laguna, matéria prima de nossa região.
  •  Implantação do viveiro municipal de mudas nativas com suporte a um plano de manejo aumentando a área verde de nossa cidade.
  •  Proteger as APPs e áreas de reserva legal, estimulando o número de mudas necessárias a revegetação com foco nos pequenos produtores rurais.
  •  Reativar a fundação de proteção ao Boto Pescador.
  •  Ações constantes de limpeza do complexo lagunar, em especial do lixo plástico solido.
  •  Programas de educação ambiental voltado para conscientização da proteção ao boto, com ações preventivas relacionadas ao uso consciente das embarcações motorizadas.
  •  Desassoreamento e revitalização das lagoas que compõem o complexo lagunar, através de dragagem.
  •  Criação do selo verde para as empresas que estiverem funcionando dentro dos padrões de sustentabilidade.

SEGURANÇA PUBLICA

  •  Criar a Secretaria de Segurança Pública Municipal.
  •  Gestionar junto ao Governo do Estado a recomposição e ampliação do quadro (efetivos) dos órgãos da área de Segurança Pública (Polícia Cívil e Polícia Militar), a fim de atender a demanda atual e futura do município.
  •  Articular junto ao Governo Estadual para a construção de Unidade Prisional Avançada, com instalação de presídio feminino no mesmo complexo.
  •  Buscar junto ao Governo Estadual, recursos para construção das Delegacias de Policia, de proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, que atendam as necessidades de acessibilidade.
  •  Solicitar que sejam implantadas bases da Policia Militar, com atendimento 24 h, nos pontos mais afastados da cidade.
  •  Implementar o fórum de integração entre as agencias de segurança municipal, estadual e nacional.
  •  Promover o intercâmbio técnico e tecnológico das instituições de segurança.
  •  Difundir os instrumentos de mobilização da comunidade para sua segurança.
  •  Discutir a implantação de novas exigências para a Defesa Civil.
  •  Levantar as alternativas de planejamento e execução da segurança municipal.
  •  Atenção prioritária a criança e ao adolescente, garantindo meios para o pleno funcionamento do conselho tutelar.
  •  Implantação de centros de educação e esporte, cultura e lazer, promovendo palestras educativas de combate às drogas.
  •  Criação do núcleo de atendimento integrado, entre as policias, município e instituições de tratamento do dependente químico.
  •  Criação do fundo municipal de Segurança Publica.
  •  Criação do Conselho Municipal de Segurança.
  •  Programas educativos para diminuição da criminalidade, promovendo o desarmamento local a busca da paz e o compromisso com a não violência e a defesa da vida.
  •  Fortalecimento das entidades que trabalham na ressocialização dos apenados e egressos do sistema prisional, bem como suas famílias.
  •  Efetivar a instalação das câmeras de monitoramento em pontos que trazem maior insegurança aos munícipes, com verificação dos monitores em uma base localizada na área central da cidade.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL/INDÚSTRIA E COMÉRCIO

  • Compete à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social planejar e executar ações que levem ao desenvolvimento acelerado e eficaz das atividades econômicas nas áreas de indústria, serviços e comércio.
  • A Secretaria para realizar seus objetivos deverá:
  •  Criar um modelo de desenvolvimento para o Município, baseado nas estatísticas e no contato direto com os empresários, que venha a suprir as necessidades de desenvolvimento, emprego e renda do Município;
  •  Definir instrumentos de apoio à sustentabilidade e a expansão das empresas sediadas no Município, atraindo e estimulando novos empreendimentos;
  •  Desenvolver políticas para coordenar ações de apoio às micro e pequenas empresas, avaliando e controlando a execução dessas políticas e de seus planos, visando unicamente o desenvolvimento e a geração emprego.
  •  Divulgar as potencialidades do Município, como forma de fomentar maior empreendedorismo;
  •  Estabelecer intercâmbio com entidades ligadas ao empreendedorismo;
  •  Propor instrumentos para a organização do lazer, expandindo e qualificando as atividades empreendedoras;
  •  Compatibilizar as diretrizes municipais com as políticas estaduais e nacionais de desenvolvimento;
  •  Representar o Município, através de convênios, acordos ou outros meios, com órgãos ou entidades públicas ou privadas, nacionais, regionais, estaduais, municipais e internacionais, com vistas a fomentar atividades econômicas ou afins;
  •  Promover as atrações empreendedoras do Município, inclusive seus eventos, fomentando, paralelamente, uma consciência coletiva na área do desenvolvimento econômico como instrumento básico de desenvolvimento;
  •  Criar programas integrados de recursos humanos, para a melhoria dos níveis educacionais e de capacitação profissional dos trabalhadores, contribuindo também para prevenção de doenças e a difusão de saúde no que diz respeito também a doenças ocupacionais;
  •  Promover a capacitação tecnológica, gerencial e a formação de empreendedores;
  •  Produzir e analisar, trimestralmente, informações estatísticas para o acompanhamento dos resultados das ações da secretaria.
  •  Estimular o planejamento interno e externo buscando as melhorias necessárias para o maior desenvolvimento entidades assistenciais e clubes de serviços do município (APAE,ASILO,CORAIS, CONSERVATORIOS, BANDAS,IGREJAS).
  •  Aumentar a divulgação dos programas sociais já existente, criar novos planejamentos incentivando a participação da sociedade e ter por objetivo e meta o bem estar social interagindo diretamente coma saúde e o poder econômico.
  •  Criação de leis de incentivo à implantação/instalação de novas indústrias no tocante a infraestrutura e isenção de impostos.

HABITAÇAO

  •  Promover condições para que a população de baixa renda tenha acesso ao Sistema Nacional de Habitação, em parceira com o Governo Estadual e Federal.
  •  Revitalizar comunidades carentes, já definitivamente implantadas, com incentivo a melhoria das moradias e acessos.
  •  Programa de implantação de casa popular, com recursos municipais para a população de baixa renda.
  •  Fortalecer os programas habitacionais já existentes, buscando melhorias e expansão em sua totalidade.
  •  Criar linhas de crédito para a construção de casas para as populações de baixa renda.
  •  Solicitar ao Governo do Estado auxilio os municípios na definição das chamadas Zonas de Especial Interesse Social, com o objetivo de estabelecer parâmetros específicos para construções populares.
  •  Realizar uma revisão de suas leis de parcelamento do solo, código de obras e zoneamento urbano, para adequá-las às necessidades das habitações de interesse social.
  •  Incentivar e apoiar a implantação de políticas municipais de habitação popular, com ênfase nos processos de autoconstrução e mutirão, como forma de viabilizar e baratear a habitação.
  •  Privilegiar, em parceria com as Prefeituras, a política de loteamentos populares e reurbanização de áreas degradadas.

TURISMO/CULTURA

  •  Alavancar a transformar o patrimônio turístico como instrumento para gerar emprego e renda.
  •  Criar programas para profissionalização do turismo receptivo,  Políticas para atração de investimentos privados que instrumentalizem e viabilizem a exploração econômica do potencial.
  •  Criar subsídios para o desenvolvimento e manutenção do Conservatório de música, Coral Santo Antônio dos Anjos, Bandas e Teatros
  •  Criar um Cronograma Cultural de acordo com as data comemorativas do município.
  •  Resgatar e viabilizar o Projeto Corredor da Fé, implantar a imagem de Santo Antônio, para atrair romeiros de todo o Brasil.
  •  Desenvolver um projeto de restruturação do ponto turístico Molhes da Barra.
  •  Potencializar e reestruturar o Morro da Glória, buscando oferecer ao turista o caminho da Fé.
  •  Estimular o empreendedorismo como via Turística.
  •  Integrar-se a Secretaria de Infraestrutura na construção do Centro de Eventos e Convenção do município.
  •  Buscar a revitalização e estruturar a orla marítima com uma infraestrutura adequada para atender os turistas.
  •  Promover projetos de revitalização das praças públicas em parcerias com a inciativa privadas e as esferas de Governo.
  •  Implantação do Eco turismo, buscando a potencialização dos recursos naturais do município.
  •  Apoio aos eventos culturais e sociais existentes e buscar incentivos a nível Estadual, Federal e Privado.
  •  Criar eventos que desenvolva a área náutica, para divulgação e turismo de nossas Lagoas e praias.
  •  Fomentar a criação de Centros de Gastronomia no Município.
  •  Firmar convênio com a Marinha para a reabertura do Farol de Santa Marta para visitação, monitorada por guias locais.

DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E AQUICULTURA

  •  Despoluição e preservação das nossas lagoas com o seguinte lema: “Se a água estiver limpa dela tiramos peixe e não lixo”;
  •  Criação de estações de tratamento de esgoto, pois são eles que causam o nosso maior prejuízo, contaminando e assim matando nossa fauna marinha que por sinal é riquíssima;
  •  Estudo da vulnerabilidade do município quanto ao aquecimento global, com foco nas populações de baixa renda, dando ampla publicidade às mais prováveis conseqüências das mudanças climáticas e seu impacto nas populações de pescadores e àquelas que direta ou indiretamente dependem da pesca;
  •  Cursos de aprimoramento dos pescadores, conscientizando-os dos aspectos negativos da pesca predatória, estimulando-os a obedecer os períodos de defeso;
  •  Cursos de atividades pesqueiras para os filhos dos pescadores, que tenham a pesca como uma opção de profissão futura;
  •  Desenvolver projetos que visem um melhor manejo das nossas lagoas, visando aumentar a fauna marinha e explorá-la de forma sustentável;
  •  Fazer inventário biológico das Lagoas (conhecer o ciclo das (os) espécies/espécimes animais), fator importante para determinar o uso de forma sustentável;
  •  Deflagrar ações que determinem as nossas lagoas como unidades extrativistas de uso sustentável;
  •  Criar comitês de gestão por região com a finalidade de implantar os manejos corretos e necessários, visando o incremento de captura de pescados;
  •  Propor e buscar parcerias junto aos órgãos federais e estaduais competentes, para implantação de RDS (reservas de desenvolvimento sustentável), onde estudos prévios determinarem ser tecnicamente viável;
  •  Incentivar a criação de micro-cooperativas de pesca, visando organizar e profissionalizar essa atividade tão importante para nossa economia;
  •  Criar mecanismos de incentivo e fomento (com acompanhamento técnico) as áreas agriculturáveis de nosso município;
  •  Incentivar o desenvolvimento da agricultura familiar;
  •  Implantação do “Projeto Agricultura Solidária”, como forma de subsidiar a alimentação servida pelas instituições filantrópicas do nosso município;
  •  Criar o Programa Municipal de Hortas Comunitárias;
  •  Criar o Conselho Municipal de Agricultura e Abastecimento para promover a geração, difusão e democratização do conhecimento e novas técnicas, com adaptação à realidade local.

ESPORTE

  •  Adequar à infraestrutura existente no município para aproveitamento integral dos espaços físicos que haveremos de implantar nos bairros que não existam Ginásios ou Campos para atividades relacionadas com a pratica de esporte e saúde, proporcionando desta forma a inclusão social.
  •  Criar espaços externos integrados de saúde.
  •  Implantar nas escolas municipais as quadra cobertas para a pratica de esporte.
  •  Integrar as áreas de Educação, Esporte e Saúde em busca da utilização das academias ao ar livre.
  •  Captar recursos Estaduais, Regionais e Nacionais para realização de campeonatos de esportes em diversas modalidades de acordo com as potencialidades do município.
  •  Buscar parcerias com grandes clubes para formar núcleos esportivos nas comunidades do município.
  •  Criar espaços de integração esportiva, atraindo a comunidades, promovendo a inclusão social.
  •  Resgatar a formação do LEC (Laguna Esporte Clube) no contexto Estadual.
  •  Fortalecer a OLIEM , olimpíadas escolares municipais.
  •  Apoiar a participação dos atletas envolvendo todas as esferas (Municipal, Estadual e Privado).

PLANEJAMENTO

  •  Implantação de uma política de planejamento urbano em função de termos boa parte do Centro Histórico como área tombada.
  •  Implantar política definindo novas áreas para estacionamentos.

Fonte: DivulgaCand 2012